As áreas gourmet são cada vez mais cobiçadas pelos brasileiros. De pequenas varandas a grandes “cantinhos” gourmet, os espaços destinados à culinária, principalmente de churrascos e semelhantes, são parte dos projetos de arquitetura e engenharia.
Para que tudo saia conforme o previsto, é preciso considerar todas as variáveis na hora de projetar. Isso significa que além de prestar um excelente serviço de assessoria neste momento, o arquiteto necessita estar atento aos detalhes que compõem o que já existe, e projetar sobre isso a nova ideia.
No intuito de contribuir de maneira positiva com a assertividade do seu projeto, trouxemos 3 dicas que vão fazer a diferença:
DICA 01: Considere os motivos para essa área gourmet e também as pessoas que vão fazer uso dela.
Sabemos que a área gourmet é para o preparo de alimentos, mas é importante ao projeto que o arquiteto considere as demais razões para essa área gourmet existir.
Ela servirá apenas à família ou se trata de um local para locação? Os solicitantes costumam receber visitas em grande número de pessoas ou se trata de uma família mais reservada?
O que principalmente será feito? Jantares completos ou churrascos?
Conhecendo os detalhes é possível tornar o projeto mais assertivo e adequado à sua finalidade.
Outra questão a se ressaltar nessa hora, é qual ou quais pessoas principalmente farão uso do espaço. Considere altura, gostos particulares em decoração, perfil e até mesmo continuidade de uso. Tendo essas informações à mão, você poderá adicionar ou remover prateleiras, acessórios e outros.
DICA 02: Considere o que há ao redor desta área gourmet.
O que você vê ao redor? Há uma piscina? Gramado? Talvez um jardim?
Olhe ao redor e preste atenção em tudo o que ficará próximo à esta área gourmet. Pense em como estes ambientes e acessórios podem interferir na execução do seu projeto, e já remova qualquer possibilidade de erro.
Pense em qual piso melhor se adequa este espaço; se é preciso um piso antiderrapante, ou talvez um piso escuro.
Certifique-se de que o balcão não impedirá a passagem das pessoas por nenhuma porta, e considere a extensão da pia.
Lembre-se de haver ralos para saída da água em caso de limpeza, e lembre-se também da ventilação, principalmente em ambientes de pouco espaço.
DICA 03: Seja criativo!
A área gourmet de uma casa, chácara, apartamento ou qualquer outro local pode ser bem mais que um churrasqueira, um balcão e uma pia, basta você se permitir inovar.
Pense no seu projeto como um marco da arquitetura e dê a ele elementos que o tornem diferente do que já existe.
Olhe ao redor, explore as informações sobre os solicitantes do projeto e una seus conhecimentos a isso para entregar algo único toda vez.
Para soluções inteligentes e eficazes, conte com Buffalo Grill. Você pode também ser um arquiteto parceiro e contar com o total apoio de nossa empresa. Clique aqui e informe-se agora mesmo.