fbpx

Blog

Dicas para fazer a carne no ponto ideal

Saber como assar carne na churrasqueira é uma arte que exige muito estudo, bem como uma série de cuidados, se você quiser que o churrasco saia perfeito. Embora algumas vezes possa parecer simples, o processo é complexo, mas pode ser realizado com perfeição, desde que você preste atenção a algumas dicas, especialmente, as que se referem ao ponto da carne.

Para auxiliá-lo na missão de surpreender os seus convidados, familiares e amigos com um delicioso churrasco, separamos algumas dicas que o ajudarão desde o momento da escolha dos cortes até a hora de servir.

Independentemente do modo de preparo, churrasqueira, grelha, frigideira ou forno, há uma característica do corte da carne que influencia diretamente no ponto: a espessura.

Quanto mais grosso o corte da carne, mais fácil é fazê-la malpassada ou ao ponto e mais difícil é fazê-la bem passada sem queimá-la.

Assim, se você prefere uma carne mais passada, procure cortes mais finos. Por exemplo, se você pretende fazer uma picanha na churrasqueira, você pode fatiá-la em bifes antes de levar ao fogo para que ela fique mais passada.

De maneira geral, é ideal colocar as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos. Assim elas vão selar a superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, esse inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes.

Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças seladas para um espaço na grelha mais distante do fogo. Assim ela vai grelhar de maneira homogênea.

Um cuidado importante que devemos ter no preparo é com as labaredas de fogo, causadas geralmente por gotas de gordura que podem pingar na brasa durante o aquecimento da carne. Nunca jogue água para apagá-las.

 

Vamos ao tempo de fogo para as carnes:

– Mal passada: Para a carne ficar mal passada, o tempo no fogo é de 5 minutos. Ela fica com a textura macia, mas resistente e o centro cru, bem vermelhinha. Pra quem não gosta da carne sangrando, pode deixar no fogo por 1 ou 2 minutos a mais.

– Ao ponto: Para a carne ficar ao ponto, o tempo no fogo é de 8 minutos. Aqui carne fica próxima do cozimento, mas continua um pouquinho mal passada. O ponto deixa a carne grelhada por fora e vermelhinha por dentro e a textura fica bem mais resistente ao toque.

– Bem passada: Para a carne bem passada: o tempo no fogo é de 9 minutos ou mais. A carne bem passada é muito firme, sequinha e fica totalmente grelhada por fora e cozida por dentro. Ela pode ficar mais tempo no fogo dependendo da espessura do corte e do paladar de quem aprecia esse ponto.

Receba novidades, dicas e notícias em primeira mão!

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.