fbpx

Blog

Diferença entre arquiteto e designer de interiores. Qual devo ter em meu projeto?

Arquiteto e design de interiores? Hoje em nosso Blog, vamos mostrar a diferença entre eles e qual seria o mais indicado para o projeto de sua casa.

O arquiteto é o responsável por pensar na edificação como um todo. Ele planeja não apenas as fachadas e toda a área externa do prédio, mas também os espaços internos. 

É importante ressaltar que somente o arquiteto é legalmente habilitado para realizar transformações físicas nos ambientes, como a demolição ou construção de paredes. Portanto, um designer de interiores ou um decorador podem propor uma reestruturação na edificação, mas somente um arquiteto poderá realizá-la.

Já o designer de interiores planeja toda a área interna das edificações. Ele deve sempre pensar nesses espaços internos da maneira mais confortável, segura, prática e bonita.

O designer de interiores tem como característica ser mais detalhista, enquanto o arquiteto projeta ambientes mais limpos, sem carregar nos elementos.

Faz parte do projeto de um designer de interiores as sugestões de móveis e composições de itens, focando sempre no bem-estar de quem irá conviver nesses ambientes, seja um residência ou local de trabalho.  Esse profissional também pode sugerir modificações no layout, como a ampliação ou readequação dos locais, inclusão e retirada de paredes, abertura de nichos, instalação de portas e janelas, etc., porém seu trabalho se restringe aos ambientes internos.   

O designer de interiores trabalha, sobretudo, na projeção de um ambiente interno, que siga as normas de funcionalidade, ergonomia, acústica, iluminação e térmica, sem deixar de lado, é claro, o senso estético. Os projetos são feitos especificamente para cada ambiente e podem incluir a criação personalizada de mobiliário, objetos de decoração e também paisagismo.

Resumindo, tanto um como outro podem fazer parte de um projeto, já que ambos utilizam softwares para concepção de plantas baixas e projeção de ambientes, mas somente o arquiteto possui título que o qualifica para assinar o laudo de responsabilidade técnica – chamada de RRT.

Receba novidades, dicas e notícias em primeira mão!

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.